perigo virtual

Especialistas alertam pais para os riscos da Momo do Whatsapp

Foto: Reprodução

Uma nova ameaça virtual vem assustando pais de crianças e adolescentes nas últimas semanas. Um suposto número no Whatsapp de uma criatura com olhos esbugalhados chamada Momo estaria enviando mensagens ameaçadoras no aplicativo para quem adicionasse o contato como parte de um desafio proposto em grupos de redes sociais. Até agora, não há registros oficiais da veracidade da Momo do WhatsApp, como está sendo chamada a suposta ameaça, mas especialistas alertam para riscos.

De acordo com a ONG SaferNet Brasil, instituição reconhecida no Brasil por promoção, pesquisa e educação sobre comportamento online e crimes na web, um número desconhecido enviaria perguntas aos usuários. Quem aceitasse o contato acabaria deixando acessíveis informações como seu número de celular, foto e demais informações que constam no perfil do aplicativo. O segundo passo da Momo seria conseguir mais informações pessoais do usuário, com ameaças sobre detalhes da vida da vítima e até senhas de aplicativos, muitas vezes disponíveis em sites de vazamentos de senhas. 

De acordo com a delegada Luiza Santos Souza, que responde pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), não há nenhum registro policial sobre casos que envolvem a Momo registrados na região, mas se acredita que isso se trate de um golpe para roubar dados e extorsão de dinheiro a partir desses supostos desafios. 

- Antigamente, nossos pais falavam para a gente não conversar com estranhos na rua. Hoje, isso acaba acontecendo dentro da própria casa. Por isso, os pais precisam estar sempre atentos ao que os filhos acessam no celular e no computador. É preciso sempre ter muita conversa e explicação - aponta a delegada. 

Escolas com rede em Santa Maria já enviaram alertas a pais e responsáveis sobre o desafio da Momo. Pais com filhos em idade escolar em Santa Maria já receberam as mensagens de alerta e enviaram ao Diário, mas até este momento, não há comprovação da existência real do desafio.

A ORIGEM DA MOMO
A Momo do WhatsApp teria viralizado há cerca de dois meses, após uma publicação do jornal mexicano Vanguardia falar sobre a imagem estar circulando nas redes sociais com um "número maldito" com o prefixo +52, do México. Pouco depois, foi descoberto que a imagem que ilustra a Momo havia sido retirada do Instagram e se tratava da foto de uma escultura japonesa de uma mulher pássaro, exposta em 2016 em Tóquio pelo artista Keisuke Aisawa.

Não se sabe ao certo como nem quando a "lenda" começou a circular na web. Os números de celulares que provocam as ameaças ou disseminam os convites mudam conforme o fenômeno circula entre os países e cidades (mudam os prefixos de país e de cidade, os quatro primeiros dígitos depois do "+" no número do telefone).

RECOMENDAÇÕES

  • Ficar atento ao acesso à internet pelos filhos e orientá-los sobre o contato com desconhecidos
  • Manter o smartphone protegido com aplicativos anti-vírus
  • Bloquear contatos indesejados
  • Não abrir qualquer link da internet enviado por desconhecidos nas redes sociais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estatuto dos bombeiros civis de Santa Maria é criado Anterior

Estatuto dos bombeiros civis de Santa Maria é criado

Projeto enfeita de verde, azul e amarelo lojas e escolas santa-marienses Próximo

Projeto enfeita de verde, azul e amarelo lojas e escolas santa-marienses

Geral